Africanidades
SELO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO
PERFIL
O selo Africanidades foi lançado em 2022 com o objetivo explícito de publicar obras de cunho didático-pedagógico voltadas ao ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana.
Como se sabe, por força das lutas dos movimentos sociais, em especial do Movimento Negro, em 2003 foi sancionada a Lei 10 639 através da qual alterou-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Africana”.
Assim, em conformidade com o espírito da Lei 10 639/03 e das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana”, de 2004, o Selo Africanidades tem por objetivo publicar obras que possam auxiliar os profissionais da educação no trato deste conteúdo em sala de aula.
O QUE PUBLICAR
O selo Africanidades publica livros, cartilhas, quadrinhos, paradidáticos e pesquisas, impressos e em e-book, cujas abordagens tragam à cena temáticas relativas ao ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e se destinem a alunos e/ou professores da Educação Básica, em seus ensinos fundamental e médio.
COMO PUBLICAR
As propostas para publicação são feitas através de convite, indicação ou submissão dos originais ao Conselho Editorial.
QUEM PODE PUBLICAR
Pesquisadores ligados a grupos, ou linhas de pesquisa, que discutam o tema e professores da Educação Básica.
QUANDO PUBLICAR
O selo Africanidades recebe propostas de publicação entre fevereiro e dezembro.
ENVIO DE PROPOSTAS: